sexta-feira, 10 de julho de 2009

Fé acima de tudo


Não se pode duvidar que Santo Amaro da Purificação é,ainda hoje,uma cidade essencialmente religiosa,apesar das mudanças de costumes decorrentes do progresso. Muita coisa mudou ao longo dos anos ou dos séculos,seria mais próprio até mesmo no que diz respeito às manifestações religiosas. Mas a igreja da padroeira Nossa Senhora da Purificação,Imponente e Majestosa,continua sendo o ponto de referência da maior festa religiosa cívico-popular do município e uma das maiores do Estado,a tradicional e famosa Festa da Purificação.

Antes mesmo de Santo Amaro se emancipar política e administrativamente,Nossa Senhora da Purificação já era alvo de homenagens principalmente no dia 2 de fevereiro,o que significa que a festa que hoje atrai pessoas de todos os lugares do País e até mesmo estrangeiros,é realizada há mais de dois séculos. A festa também mudou. Hoje existe mais pompa,mais afluência de pessoas e segue-se a ela um verdadeiro carnaval (com trio elétrico e muita folia),espaço antes ocupado pelas manifestações folclóricas.No entanto a fé é a mesma.

Quando pela primeira vez,nos idos do séc XIX,os santamarenses reverenciaram sua padroeira Nossa Senhora da Purificação,ninguém poderia imaginar que esta festa romperia as fronteiras do recôncavo para se transformar no maior espetáculo de caráter profano-religioso do interior.


Fonte:Santo Amaro 150 anos leal e benemérita.Adaptação:Camila Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário